Blog

Triathlon, uma só modalidade

O Triathlon é um esporte que combina 3 modalidades, por isso é um erro treiná-las isoladamente como se fossem independentes.

A natação em águas abertas tem técnicas e estratégias singulares, e deve considerar que o atleta precisa ter energia para pedalar e correr depois.

O ciclismo também é totalmente diferente do ciclismo de estrada, tendo características de rotação, ação muscular, potência e posição na bike específicas, visando poupar os músculos e o sistema cardiovascular para a etapa da corrida.

A corrida tem características fisiológicas e biomecânicas próprias, visando ser econômica e considerando que o atleta já está cansado das etapas anteriores. Incorporar técnicas do atletismo para corredores de triathlon certamente não é a melhor estratégia.

Treinos de transição também são essenciais (natação e bike/ bike e corrida/ natação e corrida / blocos das 3 modalidades).

Além disso, cada modalidade deve considerar testes contínuos para o atleta treinar em diferentes intensidades com objetivos pré-determinados e continuar evoluindo.

Você sabe os benefícios dos treinos de baixa intensidade (Z1)?

  • aumento do número de mitocôndrias e suas enzimas, otimizando assim o metabolismo aeróbio e a oferta de oxigênio muscular;
  •  aumento da quantidade de GLUT4, transportador de glicose para a membrana celular;
  • aumento da enzima Exoquinase, que inicia a oxidação da glicose;
  • aumento da mioglobina, proteína da célula muscular que transporta o oxigênio;
  • aumento do volume do coração, dos glóbulos vermelhos e da densidade dos vasos sanguíneos, fazendo com.que oxigênio e nutrientes cheguem mais rapidamente aos músculos;
  • aumento do limiar anaeróbio, fazendo com que o atleta mantenha o esforço por mais tempo de forma aeróbia, retardando a fadiga;
  • economia de energia no movimento;
  • menor tempo de recuperação entre as sessões

Acreditamos ser importante incluir treinos em “Z1” durante toda a preparação, e não apenas no chamado “período de base”.

Trabalhos de intensidade / velocidade são importantes, mas o alicerce deve ser mantido com treinos de baixa intensidade.