Blog

Triathlon não é apenas ironman

O número de praticantes de triatlhon vem aumentando consideravelmente nos últimos anos , e com ele também tudo relacionado ao esporte: opções e número de provas, mercado de acessórios, suplementos, assessorias esportivas, mídia especializada, novas tecnologias, etc.

Como treinadores e atletas , consideramos esse crescimento positivo, possibilitando que pessoas “comuns” adotem um estilo de vida mais saudável e ativo. Percebemos, no entanto, uma certa “ ansiedade” nos atletas iniciantes que procuram uma assessoria especializada.

Geralmente a primeira pergunta é : “Quanto tempo levará para fazer meu primeiro iRONMAN?”

Como qualquer modalidade, acreditamos que todo objetivo depende do histórico esportivo , nível de condicionamento físico, rotina diária, disponibilidade de tempo para dedicação aos treinos, além dos aspectos sociais e familiares. Não há um tempo x ou y pré- determinado para concluir o primeiro Ironman, temos exemplos de atletas que antes de dois anos de triatlhon finalizaram a prova com êxito e sem lesões, enquanto outros demoraram mais tempo.

Preocupa-nos, no entanto, o fato de a maioria dos novatos na modalidade relacionarem o triatlhon apenas ao Ironman, como único e exclusivo fim esportivo. Muitos desses treinam com afinco por meses para realizar o sonho de ser um “Ironmanfinisher” e , passada a prova, passam outros bons meses sem nenhuma atividade física, num tipo de “bode” ou “ressaca”, o que demosntra que não adotaram o triatlhon verdadeiramente como novo estilo de vida , mas sim um tipo de meta a ser atingida, para “provar” algo a si mesmo ou a alguém.

Existem provas em diferentes distâncias e formatos e acreditamos ser importante o atleta passar por outras fases antes de completar uma prova longa. Distâncias menores permitem o auto-conhecimento, treinar habilidades e capacidades específicas, aprender a lidar com diferentes situações de competição e imprevistos. Após adquirir experiência com as etapas anteriores, o atleta estará melhor preparado física e psicologicamente para sua estréia em longas distâncias.

Treinar para um Ironman exige não apenas preparo físico mas sobretudo psicológico e emocional. Serão meses de treinamento intensivo, chegando a 20- 25 horas semanais (de acordo com a disponibilidade do atleta) , o que inevitavelmente repercutirá na vida profissional . social e familiar, que necessitarão de ajustes para acontecerem simultaneamente. Não é raro o caso de atletas que enfrentam crise conjugal ou profissional devido a nova rotina de treinamentos.

Por isso, aos iniciantes recomendamos paciência para apreciar todas as fases de sua evolução , sem pular etapas, sem ansiedade, vivenciando com prazer cada passo da aprendizagem. O Ironman é fascinante , uma experiência incrível e emocionante. É A CEREJA DO BOLO, mas não pode ser o bolo inteiro. Antes da linha de chegada, comecemos com os primeiros passos! Aprecie o caminho dessa grande jornada com prazer e segurança, com apoio de profissionais especializados , garantindo longevidade no esporte.