Blog

Quem tem hérnia de disco pode fazer TRI?

Você está treinando e de repente a lombar começa a pesar. Você segue treinando mas então sente uma fisgada na perna e decide ir ao médico quando vem o diagnóstico: hérnia de disco. Fim da sua vida esportiva? Não. Primeiro vamos entender como ocorre a hérnia. A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga, e pode irritar nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou perna. Má postura e fraqueza muscular costumam ser as principal causas da hérnia de disco. É muito importante saber a posição da hérnia, se é posterior ou anterior para fazer adequações nos seus treinos corretamente.

Nossa coach Thelma D’Amélio destaca que para alguns casos, infelizmente, dependendo da localização da hérnia, os atletas devem ser aconselhados a não pedalar clipados devido à flexão da coluna. Nesse caso a bike road pode ser melhor que a TT. O atleta pode perder em aerodinâmica mas previne complicações. São ajustes que irão ajudar na permanência no esporte. Thelma explica que o fortalecimento específico e individualizado ajuda na prevenção de novos episódios. “Para pacientes que sentem muita dor, o ideal é o acompanhamento com fisiatra ou fisioterapeuta”. Musculação, pilates e atividades na água, além de muito alongamento podem ajudar bastante, mas fortalecimento é a palavra-chave.

Na NavasTri alguns de nossos atletas lidam com a hérnia de disco e seguem à risca o recomendado pelos fisioterapeutas e treinadores e conseguem manter uma vida ativa no esporte. Mais uma vez disciplina (e muita) e consistência vão manter você com vida longa no TRI.

 

Consultoria: Thelma D’Amelio Especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo, Triathlon, Corrida e Pilates ; graduanda em Nutrição. Coach NavasTri