Blog

Por que treinar leve pode te levar mais longe?

Para explicar isso precisamos falar um pouco da importância em respeitar as zonas de treinamento e o tipo de benefício que cada uma oferece.

Existem algumas correntes de periodização e vamos falar hoje de baixa intensidade, limiar e polarizada.
O treinamento HVT (high volume low intensity= grande volume com baixa intensidade), em intensidades de cerca de 65- 75% do VO2 máximo e concentração de lactato menor que 2 mmol-L (Laursen and Jenkins, 2002; Seiler and Kjerland, 2006)] é fundamental para a preparação de eventos de endurance.

Esse tipo de treinamento induz a adaptações como aumento da capilarização muscular, do volume de plasma sanguíneo e biogênese mitocondrial (aumento de número e tamanho das mitocôndrias, organelas fundamentais para o metabolismo aeróbio), aumentando a eficiência metabólica e dos sistemas de energia durante o exercício.

Em contraste, estudos em atletas bem treinados sugerem que o excesso de sessões em Z3 (próximo ao Limiar de lactato) parecem ser inefetivas ou até contraprodutivas para esportes de longa duração (Esteve-Lanao et al., 2007; Guellich and Seiler, 2010). A intensidade em z3 interfere na recuperação total no dia seguinte a um treino intenso ou muito longo, podendo inclusive acarretar queda de imunidade e de rendimento.

Já o treinamento polarizado (POL), que consiste em treinar a maior parte da periodização em Z1 (70-80%) e uma pequena porcentagem (20- 30%) acima do Limiar de Lactato (Z4+) tem apresentado as nas maiores melhorias na maioria das variáveis em atletas de resistência bem treinados, o que significa que ele une o benefício do treinamento HVT com a melhora também de VO2Max e velocidade final.

Aqui na NavasTri testamos na prática e com resultados ótimos que treinar prioritariamente em baixa intensidade e utilizar a Z3 apenas na fase específica para provas de predominância nessa intensidade (70.3 e meia maratona) é o caminho para melhorar a performance de nosso time. Ou seja, respeitar a prescrição e saber pegar leve nos dias que é pedido e fazer força quando realmente precisa.

Vem ser NAVASTRI!