Blog

Pedalar no rolo: vantagens e desvantagens

Muito se discute sobre as diferenças entre treinamento de ciclismo indoor e outdoor . A maioria dos atletas acha “ monótono” e não têm paciência para treinar mais que 1 hora no rolo.

Acreditamos que o treinamento indoor deve complementar o outdoor durante toda a fase de treinamento e utilizado de forma estratégica para melhorar capacidades como força e velocidade.

Treino no rolo

Principais Desvantagens:
– aumento da temperatura corporal e da sudorese ( maior cuidado com hidratação e ventilação)
– fator motivacional
– dificuldade de sociabilização
– não permite treinar habilidades específicas da estrada como equilíbrio, reflexo, mudanças de direção, retomadas, etc – não há o fator especificidade
– ausência da resistência do ar e mudanças de relevo
– ausência da carga de inércia do pedivela ( o mais importante)

Principais Vantagens:

– permite realizar esforço constante , sem inteferências externas ( buracos, retomadas, etc)
– permite concentrar- se na cadência, potência e esforço muscular de forma mais controlada, contínua e direcionada
– permite desenvolver trabalhos específicos de acordo com a fase do treinamento : contínuos , intervalados, de força, de limar de lactato
– melhora a percepção e tolerância ao esforço ( concentração mental , pois não há outras variáveis externas para preocupar- se)
– otimização do tempo- treinos de maior qualidade em menor tempo
– permite treinar quando as condições climáticas não são favoráveis ( chuva, frio, etc)
– para imprimir os mesmos Watts conseguidos na estrada, é necessário realizar mais força ( torque muscular) devido à ausência da carga de inércia no pedivela. Ou seja, para conseguir a mesma intensidade de treinamento da estrada, no rolo, é necessário fazer mais força. Após uma temporada treinando de forma efetiva no rolo, geralmente há um acréscimo nos watts conseguidos ao retornar para a estrada.

A NAVASTRI prescreve diferentes tipos de treinos indoor de acordo com o nível de treinamento e objetivos do atleta. Acreditamos que o rolo de treinamento é um excelente aliado para melhorar a performance outdoor.

Qual o RPM ideal na etapa de bike no triatlhlon?

Na NAVASTRI preconizamos cadências menores ( 74 – 82 rpm)  na etapa da bike.