Você ja parou para pensar até onde o seu potencial na natação poderia te levar? Bom, isso depende, de vários fatores, mas o principal é entender o seu histórico de natação e seus objetivos em suas provas.

Esse artigo foi publicado inicialmente no Triathlete Europe

Nadadores Novatos

Triatletas que iniciam no esporte sem nenhuma experiência prévia de natação enfrentam um desafio bastante grande, principalmente por que a natação é um esporte baseado na técnica e não na força ou capacidade aeróbica! Também por que o tempo gasto na água durante os treinos é quase que um quarto dos treinos dedicados a bike e corrida. Então quanto tempo é necessario dedicar-se a natação para que minha velocidade seja aprimorada?

Estima-se que dedicar-se cerca de 7 horas ou mais semanalmente trará beneficios significativos, podendo trazer uma redução de até 15 minutos em longo percurso . Gastando parte significativa dessas horas no aprimoramento incessante da técnica para construção de uma braçada efetiva, consequentemente a velocidade virá a partir disso.

Nadadores Experientes

Um triatleta já adepto da natação e que consiga percorrer longos percursos com relativa facilidade e baixo gasto energético, obviamente, se treinar 7 horas ou mais semanalmente terá uma melhora, mas muito mais baixa do que triatletas novatos, podendo obter uma redução de cerca de 1 a 3 minutos em um longo percurso.  Portanto o compromisso com 7 horas ou mais de natação não vale a pena se comparado ao ganho potencial, valendo mais a pena investir esse tempo na  bike e a corrida com ganhos potenciais de 15-30 minutos. Para esses nadadores experientes, cerca de 3 à 5 horas, são suficientes para manutenção de técnica e velocidade.

Outras razões para nadar mais:

Ha razões em que a natação é bastante benéfica para todo o treinamento que envolve o triatlo. Primeiro por se tratar de um esporte com baixissimo impacto e de alta frequência aeróbica.  Portanto a natação pode ser a modalidade a ter um incremento de volume nos cilcos de recuperação! Vários atletas em conjunto com seus treinadores, decidem durante essa fase de recuperação ou entre temporadas aumentar o tempo de piscina. Outro ponto importante é ter uma turma para treinos bastante heterogênea, pois isso traz benefícios significativos, quando há nadadores experientes com a disponibilidade e “camaradagem” em auxiliar nadadores novatos a melhorarem sua técnica.

Como pode ver acima, não há uma receita precisa para nadar mais rápido. No entanto recomendamos que faça o seguinte para nadar mais rápido:

  • Nade pelo menos três vezes por semana, para desenvolver a sensibilidade na agua;
  • Complete sempre um treino entre 1500-2000m por treino;
  • Nade, quando a corrida ou a bike for impossível de ser feita devido a chuvas, condições adversas, etc.;
  • Marque treinos de natação com os amigos de equipe de natação! Isso o forçará a ir nadar;
  • Transforme o treino de natação em um aquecimento antes da bike e da corrida quando possivel;
  • Pratique natação em águas abertas quando possível, para simular situações de prova (sempre com segurança e supervisão).