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Férias!

Quando o fim do ano se aproxima, a maioria dos triatletas já participou de suas principais competições, inicia-se o período de “transição” e com ele as confraternizações, festas e o merecido descanso.

Essa fase é extremamente importante para corpo e mente poderem se “reabastecer” e desestressar, após um ano inteiro de uma rotina de treinamentos, que para o atleta amador é ainda mais difícil, uma vez que ele precisa aprender a organizar vida pessoal, treinos e trabalho. É o momento para fazer coisas simples como sair com amigos, ficar mais tempo com a família, ler, ir ao cinema, etc, atividades que para a maioria das pessoas são rotineiras, mas que para o praticante de triatlhon ficam em segundo plano.

Para que esse período, no entanto, não prejudique o retorno aos treinos , é necessário alguns cuidados como evitar exageros alimentares ( e com eles alguns quilos extras) e procurar praticar a quantidade ideal de treinamento para manutenção mínima do condicionamento físico, evitando assim ter que recomeçar “ do zero” ou o risco de lesões no retorno à rotina. A sugestão de nossos treinadores é que pratique –se uma hora por dia de atividade, alternando- se as modalidades, juntamente com outra atividade de fortalecimento muscular, preparando assim o corpo para o início de uma nova temporada.

Aproveite também para fazer um planejamento do seu calendário de competições para o próximo ano (provas-alvo e secundárias) juntamente com seu técnico. Elas devem ser escolhidas de acordo com seu nível de treinamento e experiência, suas características físicas individuais, sua disponibilidade de tempo diário para treinos e seus objetivos a curto e médio prazo.

O importante é manter o corpo ativo e relaxar a mente (passeios ao ar livre com a família são uma ótima pedida), aproveite essa fase para fazer coisas diferentes e estar junto aos que ama, isso é fundamental para reiniciar um novo ciclo com motivação e entusiasmo!