Blog

Saiba qual o melhor tênis de corrida para você

Há uma crença entre a maioria dos corredores de que o tênis com maior amortecimento é o mais indicado para evitar lesões.  Será verdade?

Realmente o tênis com maior amortecimento é mais indicado para iniciantes, os quais  ainda não têm uma técnica adequada que permita diminuir o impacto da passada, e também para corredores acima do peso ou que precisem ganhar força muscular.

Com o passar do tempo, no entanto, quando já estiver correndo com técnica adequada e com musculatura fortalecida, o ideal é ir diminuindo esse amortecimento do tênis, substituindo por outros mais “minimalistas”.

Explicação: os tênis de perfil mais “baixo” permitem que seu próprio corpo amorteça o impacto, realizando uma força de reação  à força do solo proporcional e adequada, o que não acontece com os tênis maximalistas (eles fazem o papel que seu corpo deveria fazer, como uma “muleta”, impedindo que o sistema músculo-esquelético reaja ao impacto do solo de maneira efetiva).

Os principais amortecedores da corrida são nossos músculos e tendões, e precisamos treiná- los para isso.  A melhor forma é  ir gradativamente diminuído o amortecimento do tênis e  ensinar seu corpo utilizar a força dos seus músculos  e tendões para absorver o impacto (essa é a função dele) .

Outro ponto  importante  que devemos considerar  é o conforto. Temos no mercado tênis mais largos , mais estreitos, mais “rígidos” e “flexíveis”. Teste alguns modelos até encontrar aquele que você melhor se adapte, afinal, a corrida  para ter vida longa precisa ser prazeirosa, não é mesmo?  Alterne sempre dois pares na semana – um para treinos mais curtos e outro para treinos mais longos e , na dúvida, procure um profissional  especialista que possa lhe orientar.

E você, qual  tênis gosta de usar  para correr? Compartilhe conosco aqui nos comentários

Fonte: Orthop J Sports