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Ansiedade pré-prova?

As provas ainda não voltaram, algumas são adiadas ainda e por isso mesmo este é um belo momento para tratarmos da ansiedade pré-prova. Quem nunca fez um treino a mais, mudou uma estratégia aqui outra ali ou comprou um equipamento de última hora e resolveu testar na semana da prova? Esse não é o momento para testar absolutamente nada de novo.

Evite checar a previsão do tempo a toda hora. Não, não compre aquele suplemento novo que você viu na Expo e não experimente um tênis novo. A ansiedade  que sentimos nas semanas que antecedem o dia prova é a tentativa do atleta de resistência de controlar o incontrolável. Você já fez o treino. Seu coach acompanhou você. Agora vá em frente. Não entre na adivinhação obsessiva: muitos atletas não suportam a redução no volume de treinos e “encaixam” uma natação a mais.

Respire: concentre-se na prova, na sua lista de materiais, mentalize a prova e o que você tem que fazer com os recursos que você treinou.

Escreva: escreva o que você fez certo, aquele pedal longo que você não esperava fazer, a corrida que encaixou, a natação que você terminou com fôlego e os elogios do treinador.

Se distraia: curta os amigos, fale de coisas boas, relembre aquelas histórias engraçadas que todo triatleta tem e deixe as preocupações de lado.

Siga o plano: há três dicas fundamentais para o dia da prova; “nada de novo, nada de novo e nada de novo”. Confie no processo.